Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) inerentes à comunicação
Segundo Behar et al (no prelo), utilizamos os domínios como forma de organizar e compreender as diferentes competências e suas perspectivas. Abaixo, apresentamos os conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes à competência comunicativa organizados conforme os domínios.
1. Domínio Cognitivo:
Conhecimentos |
Habilidades |
Atitudes |
Domínio da teoria sobre os modelos de aprendizagem. |
Ser capaz de aplicar esses modelos em situações reais de aprendizagem. |
Atitude crítica e reflexiva. |
Compreensão do percurso de aprendizagem do aluno. |
Reconhecer possíveis dificuldades do aluno e ser capaz de auxiliá-lo |
Atitude reflexiva e crítica. Compreensão dos fins pedagógicos. |
Entendimento de que a avaliação realiza-se da compreensão do processo/construção da aprendizagem do aluno. |
Saber como oportunizar aos aprendizes situações nas quais seja possível tomar consciência de sua aprendizagem através de desafios e atividades. |
Atitude crítica e reflexiva. Auto-avaliação Negociação |
2. Domínio Sócio-Cultural
Conhecimentos |
Habilidades |
Atitudes |
Planejamento adequado conforme público |
Planejar as atividades focando a realidade do grupo, facilitando as interações. |
Atitude de reflexão sobre sua prática com flexibilidade para as interações. |
Dar e receber feedback - adequação do tipo de feedback com os diferentes tipos de público |
Interagir com diferentes tipos de públicos, com clareza e buscando respostas para dúvidas ou certezas provisórias que possam surgir no decorrer do processo, através do uso das mais diversas ferramentas: fóruns, chats, diário de bordo. |
Atitude de interação no feedback, participando, dando e recebendo respostas. |
Reflexão – sobre o contexto no qual o estudante esta inserido |
Dar abertura aos alunos para o diálogo, troca de experiências, a fim de conhecer o contexto onde o aluno está inserido e refletir sobre o mesmo. |
Atitude de refletir criticamente sobre o contexto onde o estudante vive. |
Flexibilidade – no tratamento de diferentes realidades e formas de aprender. |
Respeitar a pluralidade e as diferentes formas e diferentes ritmos de aprendizagem de cada estudante. |
Atitude de respeito às diferenças e ritmos de cada um. |
2. Domínio Tecnológico
Conhecimentos |
Habilidades |
Atitudes |
Compreensão do funcionamento e recursos disponibilizados pelas diferentes ferramentas digitais. |
Adequar e planejar atividades conforme as ferramentas disponíveis bem como com relação ao público-alvo. |
Compreensão do funcionamento e dos recursos digitais, conhecê-los e saber usá-los. |
Formação contínuada de professores em TIC |
Pensar a formação contínuada dos professores em articulação com as tecnologias de informação, comunicação e mídias. |
Formação continuada nas tics. Plano de inclusão das TICs |
3. Domínio Gestão
Conhecimentos |
Habilidades |
Atitudes |
Saber como gerenciar seu tempo de maneira a oportunizar e alimentar as relações e trocas entre professor-aprendizes. |
Ser capaz de gerenciar seu tempo através de um cronograma claro de compromissos e trabalhos. |
Mostrar sua disponibilidade e agir de forma que o aprendiz sinta-se pertencente ao processo bem como sinta-se apoiado no seu percurso de aprendizagem. |
Aquisição e construção de conhecimentos |
Conduzir o processo de modo a exercitar suas habilidades, que o levarão à aquisição de novas competências e construção de novos conhecimentos |
Atitude de reflexão e criticidade sobre o processo educaciona |
4. Domínio Pedagógico
Conhecimentos |
Habilidades |
Atitudes |
Organizar e trabalhar conteúdos historicamente construídos. |
Organizar textualmente, didaticamente e psicopedagogicamente os saberes historicamente produzidos pela humanidade. |
Atitude de planejar e organizar. |