Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) inerentes à comunicação

     Segundo Behar et al (no prelo), utilizamos os domínios como forma de organizar e compreender as diferentes competências e suas perspectivas. Abaixo, apresentamos os conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes à competência comunicativa organizados conforme os domínios. 

 

1. Domínio Cognitivo:

Conhecimentos

Habilidades

Atitudes

Domínio da teoria sobre os modelos de aprendizagem.

Ser capaz de aplicar esses modelos em situações reais de aprendizagem.

Atitude crítica e reflexiva.

Compreensão do percurso de aprendizagem do aluno.

Reconhecer possíveis dificuldades do aluno e ser capaz de auxiliá-lo

Atitude reflexiva e crítica.

Compreensão dos fins pedagógicos.

Entendimento de que a avaliação realiza-se da compreensão do processo/construção da aprendizagem do aluno.

Saber como oportunizar aos aprendizes situações nas quais seja possível tomar consciência de sua aprendizagem através de desafios e atividades.

Atitude crítica e reflexiva.

Auto-avaliação

Negociação

 

2. Domínio Sócio-Cultural

Conhecimentos

Habilidades

Atitudes

Planejamento adequado conforme público

Planejar as atividades focando a realidade do grupo, facilitando as interações.

Atitude de reflexão sobre sua prática com flexibilidade para as interações.

Dar e receber feedback - adequação do tipo de feedback com os diferentes tipos de público

Interagir com diferentes tipos de públicos, com clareza e buscando respostas para dúvidas ou certezas provisórias que possam surgir no decorrer do processo, através do uso das mais diversas ferramentas: fóruns, chats, diário de bordo.

Atitude de interação no feedback, participando, dando e recebendo respostas.

Reflexão – sobre o contexto no qual o estudante esta inserido

Dar abertura aos alunos para o diálogo, troca de experiências, a fim de  conhecer o contexto onde o aluno está inserido e refletir sobre o mesmo.

Atitude de refletir criticamente sobre o contexto onde o estudante vive.

Flexibilidade – no tratamento de diferentes realidades e formas de aprender.

Respeitar a pluralidade e as diferentes formas e diferentes ritmos de aprendizagem  de cada estudante.

Atitude de respeito às diferenças e ritmos de cada um.

 

2. Domínio Tecnológico

Conhecimentos

Habilidades

Atitudes

Compreensão do funcionamento e recursos disponibilizados pelas diferentes ferramentas digitais.

Adequar e planejar atividades conforme as ferramentas disponíveis bem como com relação ao público-alvo.

Compreensão do funcionamento  e dos recursos digitais, conhecê-los e saber usá-los.

Formação contínuada de professores em TIC

Pensar a formação contínuada dos professores em articulação com as tecnologias de informação, comunicação e mídias.

Formação continuada nas tics. Plano de inclusão das TICs

  

 3. Domínio Gestão

Conhecimentos

Habilidades

Atitudes

Saber como gerenciar seu tempo de maneira a oportunizar e alimentar as relações e trocas entre professor-aprendizes.

Ser capaz de gerenciar seu tempo através de um cronograma claro de compromissos e trabalhos.

Mostrar sua disponibilidade e agir de forma que o aprendiz sinta-se pertencente ao processo bem como sinta-se apoiado no seu percurso de aprendizagem.

Aquisição e construção de conhecimentos

Conduzir o processo de modo a exercitar suas habilidades, que o levarão à aquisição de novas competências e construção de novos conhecimentos

Atitude de reflexão e criticidade sobre o processo educaciona

 

4. Domínio Pedagógico

Conhecimentos

Habilidades

Atitudes

Organizar e trabalhar conteúdos historicamente construídos.

Organizar textualmente, didaticamente e psicopedagogicamente os saberes historicamente produzidos pela humanidade.

Atitude de planejar e organizar.