Problemas na comunicação

 

Para que ocorra a comunicação realmente, é necessário que haja a interação entre duas ou mais pessoas, que compartilham o processo, construindo significados. O processo de comunicação só é efetivado se o conteúdo da mensagem é interpretado e dele resulta uma resposta, ou seja, o feedback (não necessariamente verbal, o que no caso da EAD é mais dificilmente observado).

Não existe comunicação unilateral. Na ausência do processo interativo, o que pode ocorrer é a mera transmissão de uma informação, isto pode ocorrer, por exemplo, ao enviarmos um comunicado, uma mensagem à qual não obtemos resposta, o que é muito freqüente na EAD, e exige um olhar atento à questão. A falta de feedback frequentemente desestimula o aprendiz, por isto é importante construir um processo comunicativo dinâmico.

É muito comum ocorrer falhas na comunicação. O processo de comunicação pode sofre interferências de elementos que dificultam a recepção da mensagem da forma como foi transmitida, dificultando sua compreensão, o que costuma ser chamado de “ruídos na comunicação”.

Os ruídos podem estar associados ao ser humano, seja em quem transmite ou quem recebe a mensagem, devido ao estado emocional, à forma como percebe o assunto, às suas vivencias e experiências, e mesmo a dificuldades físicas. Também podem ocorrer ruídos associados inadequações do ambiente, tais como barulhos, iluminação, e outros fatores externos que dificultam a compreensão. Além destes fatores, a falta de clareza na comunicação, a linguagem inadequada ao contexto, também se constituem em fatores comprometedores do bom resultado da comunicação.