Comunicação: conceituação

Comunicação é questão crucial da convivência social. Toda a vida em sociedade é perpassada pelo processo comunicativo. É esta capacidade que se comunicar e interagir que torna o ser humano um ser social, organizando-se em sociedade. O comportamento humano é modificado pela comunicação, na medida em que, é através dela que se compartilham experiências e informações. Também no processo educativo, portanto, a comunicação está presente e deve ser levada em consideração.

A fim de melhor explicitar o conceito de comunicação, recorremos a Bordenave (1998) apud Hack (2009), que entende a comunicação como: “um processo natural, uma arte, uma tecnologia, um sistema e uma ciência social. Para o autor, a comunicação pode tanto ser o instrumento legitimador das estruturas sociais como também pode ser a força contestadora e transformadora. [...] Em suma, através do processo comunicacional as pessoas dialogam, lutam, sonham, choram, amam e constroem o conhecimento a distância.”

        Também para Freire (1997) apud Hack (2009), o termo comunicar assume o entendimento de uma filosofia voltada à troca entre as pessoas envolvidas no processo educacional, inspirada nas experiências culturais.

          Considerando a comunicação como possibilidade de troca, contribuição, interação, compreende-se que ela passa a ser um regulador da vida social, um parâmetro de convivência. De acordo com Moran (2007),

                            "A comunicação nos ajuda a criar balizas (pontos de referência para perceber, julgar, agir) e as nos tornar visíveis para os outros, o que nos possibilita encotrar nosso espaço pessoal, profissional e emocional diante dos demais. Além disso, desvenda, cura e ajuda a "reviver" situações introjetadas."

         De acordo com Moran, através da comunicação somos auxiliados a organizar e compreender os “caos” que são as relações, e suas complexidades, estruturando incertezas e contradições individuais e nas relações e interações, entre o local e o global, entre os mais diferentes grupos sociais.

            Os novos tempos, em que a Educação passa por mudanças significativas, inclusive transpondo-se para novos ambientes, exigem novas posturas e novas competências docentes, para melhor atender estas questões. Dentre outras competências importantes para atender as necessidades da Educação a Distância, a competência comunicativa é fundamental. Devido às peculiaridades desta modalidade de educação, em que alunos e professores estão geograficamente distantes, e os prazos são adaptados a cada singularidade, é mister estabelecer uma comunicação adequada e eficiente.

Diante das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, os processos comunicativos são alterados e readequados, e novas possibilidades comunicativas se abrem para a sociedade e para a Educação, especialmente para a Educação a Distância

Explicitando estas modificações inerentes à Educação a Distância e à atual sociedade conectada, Moran (2007) diz que:

A sociedade aprenderá de múltiplas formas, em diferentes tempos e espaços, tanto os oficiais como os informais; na escola, na cidade e no mundo, com mestres e com colegas, com tecnologias simples e com tecnologias avançadas, através do contato físico ou da comunicação em rede.”

            Segundo o autor, os processos de comunicação implantados a partir desta nova configuração da sociedade e da educação serão profundamente diferentes das atuais. Certamente, se abrirão inúmeras novas possibilidades comunicativas, que terão muito a contribuir para a Educação.